11ºANO A CHEGAR. E AGORA?









Olá.

Com a escola quase a começar e muita gente a ir para aquele que é considerado o ano mais desgastante e complicado do secundário, o 11º ano. Por experiência própria, também foi o ano que achei isso, e por isso vim aqui dar vos algumas dicas para este regresso às aulas.

Muitos alunos começam com crises de ansiedade, pânico e acha sempre que não consegue, a carga horária é super carregada o tempo livre vai deixar de existir e a dificuldade vai aumentar, em tudo. Mas não desesperes, para tudo há uma solução e com algumas das minhas dicas de certeza que vais conseguir.

1. Aproveitar bem as aulas

Sem dúvida que parece uma coisa óbvia, mas não. Há que saber aproveitar as aulas, principalmente as mais importantes. No secundário, principalmente neste ano, muitos dos professores não escrevem e explicam a matéria com esquemas ou textos no quadro, e por isso aproveita para estares atenta/o e escreve todas as palavras chaves que conseguires de cada matérias, mas atenção, depois não esqueças desses apontamentos até altura do teste, chega a casa e reúne todas as ideias, resume e acrescenta o mais importante. Neste ano, não há um dia que possa faltar pelo menos meia hora de estudo.










2. Organização

Outra que parece óbvia mas muito importante, porque a organização é uma ótima motivação para estudar (que é o que falta muitas vezes, né?).
É importante este ano, organizares horário de estudo, mas também muito importante organizar horários em que possas descansar e ter momentos de lazer. É através desta organização que vais conseguir fazer tudo o que tens para fazer e importante nunca perderes o tempo que tens de ter para ti, para descanso, vida social e lazer, aliás que até em muitas pessoas ter um desporto como motivação aumenta o rendimento escolar.





3. Define objetivos. 

Para mim, entre todas, esta é a dica mais importante. É importante definires e trabalhares na tua média desde do 10º ano e a definir rigorosamente no 11º ano.  
Este ano, é um ano de exames (Vão te pressionar desde do 10º ano, mas não stresses, leva isso como mais um teste mas que tens de estudar um bocadinho mais.) Por isso, há que ter objetivos, isto é, do que se quer seguir na universidade e no futuro. Escolhe algo que gostes muito e que queiras mesmo, após teres pelo menos uma ideia vai ser uma ótima motivação para estudares e vais conseguir mais facilmente tudo porque estás a estudar e lutar por uma coisa que gostas e queres. (Mas atenção a área que escolhes no secundário não te limita no curso a escolher para a universidade)

Não sigas algo que és pressionada, segue algo que aches que te enquadra mais contigo, e descobre mais sobre isso.









4.  Definir o teu método do estudo.

Há vários métodos de estudo e claro que cada um tem de descobrir o seu. No meu caso, o meu era fazer resumos e não só ler ou sublinhar. Para descobrir tenta fazer todos os métodos e assim vais conseguir descobrir qual é o teu.









5. Tecnologia a teu favor

Todos sabemos que hoje em dia a tecnologia é usada para tudo e às vezes não é usada da melhor forma, mas é possível usares a tecnologia a teu favor
Há músicas, séries e documentários super interessantes que te podem ajudar a perceber melhor a matéria. Há músicas que podes encontrar no youtube e que te faz decorar melhor a matéria (por experiência própria, isto funciona).








Estas foram algumas dicas que usei quando fiz o 11ºano. Fiz o secundário no curso de ciências e tecnologia. Se quiserem mais dicas, que fale um pouquinho mais sobre o curso ou alguma disciplina deixem nos comentários. :)



Beijinho. 






2 comentários :

  1. por acaso o 11º ano foi o ano mais feliz e divertido do meu secundário, mas claro que houve muito trabalho por trás disso
    acho que as tuas dicas foram excelentes!
    já segui o teu blog gostei muito
    beijinhos

    https://umacolherdearroz.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que perdi um bocado a minha vida social, talvez por causa do curso em que estava?

      Um beijinho

      Eliminar

Made with by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates