REGRESSO ÀS AULAS - DICAS DE ESTUDO

Para muitos mês de Setembro significada: Regresso às aulas. Os dias passados na escola, as horas livres a estudar, os testes a chegar, enfim, determinadas coisas que precisam de algum esforço. 

Por isso, o post de hoje vai ser com algumas dicas de estudo, que vos irá ajudar a tirar boas notas. 


1. Não leia apenas: escreva 





Uma das maiores dicas, e que está comprovado cientificamente é que escrever é sempre melhor. Segundo o professor e autor de livros com dicas para estudos Pierluigi Piazzi, é importante estudar escrevendo, e não só lendo. "Quem só lê perde a concentração. Quem escreve consegue entender o assunto e mantê-lo na mente", explica ele. 

Mas não copies todo o conteúdo daquela matéria, imaginas que estas a usar cábulas para um teste e precisas de algo com informação e curto para puderes escrever rápido. 


Para te ajudar na hora de escrever podes usar o site Resumos.net um site com mais de 750 resumos que te ajudaram naquela matéria mais difícil. 



2. Veja quando é mais produtivo.





Vê se a tua concentração é melhor de manhã, à tarde, ou à noite, após isso estuda as matérias nas quais tens mais dificuldades nessa hora de maior produtividade, mas assim que vires que a concentração está a diminuir faz uma pausa de 15 minutos e depois retorna aos estudos, respeita o tempo



3. Usa apps escolares.





Nesta dica vou-te mostrar a app que com certeza te ajudará na escola. 
A aplicação que eu super recomendo é o PhotoMath é uma aplicação para usar na matemática, sabes aquela fórmula ou conta que por vezes não consegues fazer? Bem, basta tirares fotografia à conta e ele dar-te-á todos os passos e a fórmula resolvida. É ótimo, não é? Já não há mais desculpas para não fazeres os trabalhos de casa. 


4. Tenha um ambiente confortável.





"O ambiente que rodeia o estudante tem influência direta na concentração e no sucesso do estudo. Assim, deve estudar num ambiente iluminado, sentar-se numa cadeira confortável, ter uma secretária para organizar os materiais de estudo e manter o local sempre limpo e arrumado. Este é um aspeto fundamental, porque a sua casa é o único sítio onde pode dominar completamente o espaço que o rodeia."



5. Livra-te do que te distraí




Deixa o teu telemóvel, tablet a uma distância boa de ti e em silêncio, para te puderes concentrar no estudo. Assim não tens o problema de te distraires com ele.  



6. Organiza-te: Faz um cronograma de estudo. 




Uma das dicas mais importantes é a organização, fazer um agendamento do teu estudo é o melhor. 
Com isso, deixo-vos o vídeo da Débora Aladim que não podia estar melhor explicado. Clica




Espero que tenhas um ótimo regresso às aulas, os posts sobre este tema não acabam por aqui por isso não te esqueças de acompanhar. 

E tu? O que achas-te destas dicas de estudo? Tens mais algumas que se posso acrescentar? Contem-me tudo nos comentários. 









12 comentários :

  1. Revejo-me tanto com a primeira dica, porque acho realmente que atualmente os estudantes descuram a escrita. Fazem testes e trabalhos que qualquer maneira. E a forma como expressamos o conhecimento é super importante, já que por vezes há alunos que sabem a matéria mas são confusos e pouco objetivos.

    Participa no mega sorteio de regresso às aulas que está a decorrer no meu blog.

    http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/09/mega-sorteio-de-regresso-as-aulas.html

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. eu sou muito uma pessoa de escrever a matéria.
    segui o blog, passe no meu e deixa a tua opinião. (:

    http://arrblogs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho um grave problema na hora que estou a estudar: não consigo concentrar-me e tudo distraí-me. Retiro tudo o que possa distrair-me, mas mesmo assim acabo por distrair-me! Sei que consigo estudar melhor à noite, mas torna-se complicado estudar a essa hora com a família toda em casa. Tento organizar-me da melhor maneira, mas por vezes a preguiça não deixa! Vamos ver se este ano vai correr melhor! Obrigada pelas dicas <3

    www.thelittleangieblog.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de criar um rotina de estudo, com o tempo consegues concentrar melhor nos estudos!
      Obrigada e muitos beijinhos!

      Eliminar
  4. A primeira dica é a que mais faço, sempre ouvia muitas vezes dos meia professores de secundário "Façam cábulas para estudar, desde que não usem nas aulas" isto porque é como escreve ao escrever fica algo mais sintético e fácil de memorizar e nem nos damos conta...
    E quanto as restantes dicas são ótimas, eu normalmente custumo só estudar a noite porque é a hora mais sussegada do meu prédio por isso :) mais concentração e muito café a mistura para a noite dentro haha

    Bons estudo e ótimo artigo . bjinho
    Carolina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já ouvi dizer isso, por isso decidi colocar!
      Obrigada, muitos beijinhos!

      Eliminar
  5. Olá,

    Muito obrigada, sê bem vinda!

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Made with by OddThemes | Distributed by Gooyaabi Templates